top of page

Alergia x intolerância alimentar

Alergia e a intolerância alimentar são condições distintas que afetam a forma como o corpo reage a certos alimentos.


A alergia costuma ser mais grave e exige exclusão definitiva de alimentos, enquanto a intolerância alimentar pode ser controlada com adaptações dietéticas ou uso de suplementos.


Alguns alimentos podem estar envolvidos simultaneamente em alergia ou intolerância e, por isso, muitas pessoas confundem essas reações. Leite, trigo e ovo por exemplo, podem causar alergia ou intolerância em certas pessoas.


Alergia alimentar

A alergia alimentar envolve uma resposta anormal do sistema imunológico e geralmente envolve a produção de anticorpos. Os sintomas podem ser graves e potencialmente fatais.


Intolerância alimentar

A intolerância alimentar geralmente envolve problemas na digestão de certos alimentos, frequentemente por falta de enzimas necessárias para degradar determinados componentes.

Os sintomas geralmente incluem gases, diarréia, constipação, dores de cabeça e má absorção. Quando não há controle, podem ocorrer complicações de longo prazo, como disbiose e comprometimento da saúde intestinal.


IMPORTANTE

Se você tem alergia, haverá reação com qualquer quantidade de alimento. Então não é aconselhado que você consuma nada que você tenha alergia.


Já a intolerância depende da quantidade de alimento, então se você é intolerante, talvez seja importante entender se há necessidade de excluir algo, controlar quantidades ou minimizar os efeitos com o consumo de algum tipo de enzima, muito embora nem todas as intolerâncias possam ser controladas com enzimas específicas.


Diagnóstico


Alergia: testes cutâneos (teste de puntura) e exames de sangue para medir os níveis de anticorpos IgE específicos.


Intolerância alimentar: testes de eliminação e reintrodução e exames de sangue (quando disponíveis).


Alergia e intolerância alimentar: ambos os casos requerem avaliação do histórico clínico e hábito alimentar. O diagnóstico incorreto ou o diagnóstico "por conta própria" pode levar a restrições alimentares desnecessárias e potenciais deficiências nutricionais.




Dieta


Alergia alimentar: exclusão permanente do alimento e adaptações dietéticas.


Intolerância alimentar: avaliação da tolerância e possibilidade de inclusão de alimentos em quantidades específicas, uso de suplementos de enzimas e/ou alimentos modificados.

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page