top of page

Intolerância à lactose

Atualizado: 30 de jun.

A lactose é um carboidrato presente em leites e seus derivados. Sua estrutura é formada por glicose + galactose. Para lactose ser quebrada e metabolizada, é necessária a ação de uma enzima que separa a glicose da galactose. Essa enzima é a lactase.


A intolerância à lactose é uma condição na qual a pessoa possui capacidade limitada de produzir a enzima. Consequentemente, haverá dificuldade de digestão de lactose e isso pode produzir sintomas indesejados, como gases.


Tratamento

A melhor forma de controlar esta condição é limitar o consumo de lactose, e isso pode ser feito com alimentos de algumas formas diferentes. A quantidade de lactose pode variar muito entre os alimentos e depende da porção consumida.


Produtos sem lactose podem ser classificados em categorias:


Produtos lácteos zero lactose

São produtos feitos a partir de leite de vaca, que foram adicionados da enzima lactase. Nesse caso o produtor acrescenta a quantidade de lactase exata para que a lactose seja inteiramente degradada dentro do produto. Assim, a lactose intacta é eliminada e seus subprodutos (glicose e galactose) podem ser absorvidos com facilidade.


Produtos lácteos com pouca lactose

Enquanto leites comuns, iogurtes e queijos brancos contém maiores quantidades de lactose, os queijos mais amarelos e a manteiga possuen quantidades muito reduzidas e podem ser tolerados em quantidades pequenas.


Por isso, a ingestão de lactose pode ser controlada não apenas com produtos zero lactose, mas também pelo uso de determinados produtos em quantidades controladas. Nesse sentido, alguns derivados de leite podem ser utilizados em porções específicas e, mesmo que contenham um pouco de lactose, não causarão efeitos indesejados. Isso pode se aplicar ao queijo prato, muçarela, parmesão, manteiga e whey protein por exemplo.


Produtos não lácteos zero lactose

São produtos feitos a partir de ingredientes vegetais e por isso naturalmente não possuem lactose.

Podem ser usados de forma semelhante a produtos feitos com leite de vaca, mas há necessidade de controlar a composição da dieta de um modo geral, pois muitas vezes esses produtos são nutricionalmente inferiores aos derivados do leite.


O "Leite" de soja, coco, amêndoa, arroz, castanhas e aveia são na verdade bebidas vegetais e os "queijos" como tofu ou a base de raízes (nhame) e oleaginosas (castanha de caju) são alguns exemplos de produtos que nem sempre substituem os originais com a mesma densidade nutricional. Por isso, caso deseje utilizá-los, é melhor procurar um nutricionista.


O uso da enzima lactase em comprimido

Pode ser interessante em ocasiões pontuais, quando houver consumo de um alimento que contém grande quantidade de lactose. Contudo, pode ser muito mais difícil controlar sintomas dessa forma. A quantidade exata de lactose do alimento é geralmente desconhecida e a quantidade de enzima utilizada pode ser insuficiente.


Entre consumir um alimento zero lactose ou consumir um alimento com lactose e usar a enzima, prefira o alimento zero lactose.


O uso da enzima lactase também precisa de cuidados específicos: utilize sempre imediatamente antes de consumir o alimento com lactose.


Intolerantes à lactose devem cortar leite e derivados?


Não necessariamente. Dependendo da tolerância individual, é possível  consumir leite e derivados  sem lactose, e/ou controlar o tamanho das porções consumidas.


E se intolerantes à lactose comerem lactose todos os dias?


Além do excesso de gases, diarreia, dores abdominais e prejuízo na qualidade de vida, pode ocorrer mudanças negativas na microbiota intestinal (disbiose). A disbiose, por sua vez, pode levar a outros sintomas intestinais indesejados. 


Atenção


Zero lactose significa zero lactose, não significa que o produto é mais saudável. As vezes o produto não possui lactose, mas tem muito açúcar, muita caloria e baixa densidade nutricional. Granolas, biscoitos, cereais e barrinhas são bons exemplos.


A tolerância para alimentos é individual. Algumas pessoas podem se beneficiar de produtos lácteos zero lactose, outras não.



5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page